A secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás determinou a redução dos horários das aulas da rede pública municipal a partir desta quinta-feira (5 de setembro) por conta do agravamento da seca e da baixa umidade do ar. De acordo com a pasta, as aulas ocorrerão das 7h30 às 10h, no horário matutino; e das 13h às 15h30, no turno vespertino. A resolução foi acertada com o Conselho Municipal de Educação e visa preservar a saúde dos alunos, pais, professores e dos servidores públicos, e ocorre por tempo indeterminado, até que a situação climática retorne à normalidade.
Uma onda de calor se espalha por boa parte do Brasil por pelo menos mais 10 dias, segundo as projeções meteorológicas. A cidade de Valparaíso de Goiás registrou nos últimos 3 dias índices menores que 10% de umidade relativa do ar, o que é considerado “situação de emergência”, segundo a Organização Mundial de Saúde. A tarde desta quarta-feira (4 de setembro), Valparaíso teve o dia mais seco da história, com 8% de umidade, mais baixo que o próprio deserto do Saara, a efeito de comparação. Por lá, os índices variaram de 14% a 20%. O calor também é destaque, com a temperatura chegando aos 33ºC, sendo agravado ainda mais com a propagação das queimadas, incêndios florestais e fuligens.
Segundo a previsão estendida do tempo, as chuvas devem retornar ao município e em todo o estado a partir do fim de setembro e com maior intensidade em outubro, com a chegada da primavera.
A reportagem procurou ainda representantes das escolas particulares, que nos retornaram afirmando que a grade de horários não sofrerá mudanças.
Mín. 20° Máx. 32°