O nome da coluna diz “clima e tempo”, mas saiba que apesar das duas palavras parecerem a mesma coisa, elas possuem significados diferentes.
De forma resumida, o clima reúne as informações de tempo atmosférico observadas por anos em um mesmo local, enquanto que o tempo é a condição meteorológica de uma região em determinado momento. É errado afirmar que “hoje o clima está frio”, mas sim o “hoje o tempo está frio”, assim como é incorreto dizer que “o tempo no Nordeste é quente e úmido”, enquanto que o correto é “o clima no Nordeste é quente e úmido”, ou seja, é uma característica histórica dessa região brasileira.
O clima é uma tendência duradoura das condições meteorológicas de um local. Já o tempo pode mudar de um momento para o outro, e o clima de uma região se altera ao longo de anos.
Em sua página na internet voltada para crianças, a Agência Espacial Americana (Nasa) dá um exemplo simples para deixar clara a diferença entre os dois conceitos: um dia chuvoso na cidade de Phoenix (capital do Estado americano do Arizona) não muda o fato de que o Estado do Arizona tem um clima seco.
Viu como ficou fácil entender os conceitos? Entendendo essas diferenças você pode evitar confusão em torno deles.
Mín. 20° Máx. 32°