O prefeito eleito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB) será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no dia 18 de dezembro, quarta-feira, em solenidade na Faculdade Evangélica de Valparaíso (antiga Facesa). A cerimônia marcará ainda a diplomação do vice-prefeito eleito, Waguinho do Céu Azul (União Brasil) e dos 13 vereadores vencedores do pleito deste ano.
A diplomação faz parte do calendário eleitoral e é a partir desse ato que os candidatos eleitos são formalmente autorizados pela Justiça Eleitoral a exercerem os cargos para os quais foram escolhidos pela população. A posse dos eleitos deverá ocorrer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.
Mudanças
Marcus Vinicius afirmou que deve realizar importantes mudanças nas secretarias, apesar de ainda não ter confirmado nenhum nome. Há a expectativa de que alguns vereadores que não foram eleitos nas urnas assumam algumas pastas municipais, como Alceu Gomes, Flávio Lopes, Jabá do Povo, Plácido Cunha. Vinicius admitiu que as negociações e conversas vêm ocorrendo desde o fim das eleições de outubro, mas que os nomes sejam anunciados apenas em janeiro de 2025, após sua posse.
Enquanto isso, Marcus Vinicius participa de constantes reuniões de transição de governo com o atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB) e com seu vice, Waguinho do Céu Azul.
Esse processo após as eleições é uma das etapas importantes para garantir a segurança, transparência e a democracia, essencial para assegurar ao novo gestor que possa receber todas as informações necessárias para implementar o novo plano de governo.
Mín. 18° Máx. 25°