O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou o adiantamento do feriado do Natal no país para o dia 1º de outubro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de televisão que ele mesmo apresenta semanalmente.
"Está chegando em setembro e se diz: Setembro já cheira a Natal”, disse à plateia. "E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança".
Essa não é a primeira vez que Maduro decreta a antecipação das celebrações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para o dia 15 de outubro, em meio à pandemia de Covid-19. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.
Em 2013 Maduro também fez o mesmo, decretando que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro, afirmando na época que desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura". Hugo Chavez havia morrido em março daquele ano, e Maduro venceu uma eleição presidencial cuja lisura também foi marcada por polêmicas.
O adiantamento coincide com um momento de tensão no país, após as eleições presidenciais de 28 de julho. Oposição e boa parte da comunidade internacional contestam a legitimidade da reeleição de Maduro.
Mín. 20° Máx. 32°