Quem nunca encontrou um objeto esquecido dentro de seu carro após uma corrida por aplicativo? A plataforma Uber, divulgou, pelo oitavo ano seguido, a lista com os itens mais esquecidos pelos usuários no Brasil. Os dados são de 2023 e revelam curiosidades sobre os pertences deixados para trás, bem como as cidades e os dias do ano com maior incidência de esquecimentos. Mochilas e as bolsas lideram o ranking, seguidos de celulares, roupas (algumas íntimas), guarda-chuvas, chaves, dinheiro, carteira, garrafa de água, copos, jóias, Relógios e itens de maquiagem.
Mas segundo a empresa, há itens incomuns já encontrados pelos motoristas como uma medalha olímpica, 40 pizzas, um cento de pastel, uma varinha do Harry Potter, uma aliança de casamento, um chinelo e um tênis sem par, duas espadas de São Jorge, uma airfryer, uma pá e uma enxada, um filtro de barro e 2 bonecos de pano com a roupa do EC Bahia. Curiosos, não?
As cidades com os passageiros mais “esquecidos” estão Itajaí (SC), Florianópolis (SC) e Brasília (DF). A capital maranhense, São Luís, liderava o ranking em 2022 e agora aparece em 5º lugar.
Aliás, eu dirigindo em Brasília já encontrei muitos itens esquecidos e claro, devolvi. Sempre tive o costume de dar aquela olhada para o banco de trás e ver se o passageiro levou tudo e avistei e avisei diversas vezes para a pessoa pegar.
Mas já teve itens que passou despercebidos. Já achei celulares e carteiras com muito dinheiro. Essa carteira tinha muita grana mesmo, só não vi na hora mesmo porque já era noite. Alguns minutos depois o dono da carteira me ligou desesperado perguntando se por acaso eu tinha visto. E sim, estava debaixo do meu banco, era à noite, vi e abri para confirmar a identidade dele. Mas foi tão rápido o contato, que ele morava na 302 da Asa Norte e eu estava no Conjunto Nacional, aguardando outra corrida. De imediato, voltei e entreguei em mãos. De gratidão, ele me recompensou com 100 reais.
Os casos dos celulares foram mais fáceis, pois a pessoa liga, eu atendo e combino de devolver em segurança. Além disso, já encontrei muitos guarda-chuvas, principalmente em períodos de chuva. Em um desses casos, a pessoa não quis de volta e ficou pra mim por um curto período (estava bem acabadinho).
Também já passei por situações da pessoa me ligar, inclusive querendo me denunciar de ter “furtado” o celular dela 3 dias depois da corrida, que tinha quase certeza que estava no meu carro. Coloquei o meu veículo de cabeça pra baixo e nunca achei nada. Se outro passageiro por acaso pegou de maldade, não foi culpa minha. A minha parte sempre faço.
Sobre roupas íntimas femininas e você for homem, saibam que muitas mulheres fazem isso de propósito, principalmente de madrugada, afim de causar discórdia em sua casa, com a patroa e trazer brigas sem necessidade, mesmo você não tendo culpa no caso. Se achar antes de chegar em sua residência, jogue fora e se livre desse item.
E a dica final aos motoristas, olhem o carro depois de encerrar todas as viagens e devolvam tudo que achar. Vale o seu caráter, sua honestidade, integridade e seu valor. Mesmo que seja longe, a Uber e as plataformas pagam o deslocamento e cobram da pessoa a corrida. Durma de consciência tranquila.
E aos passageiros que estão lendo esse artigo, cuidem de seus itens pessoais, se por acaso esquecer algo, entre em contato imediatamente com o aplicativo, que te dará o contato do motorista que você supõe ter deixado e lembre-se, enquanto você faz uma, duas ou três viagens por dia, o seu motorista faz mais de 40 diariamente. São 40 novas pessoas que entram no carro, no mínimo, e que uma delas podem ficar com seus itens de maldade. Nunca sabemos do caráter do outro. Mas claro que há motoristas mal-intencionados. Por isso a importância de falar logo que esqueceu algo. E mais uma dica: nunca acuse sem provas. Fale na defensiva, sempre opte por perguntar ao invés de denunciar.
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