16°C 27°C
Valparaíso de Goiás, GO
Publicidade

Tristeza e depressão: Saiba a diferença

Confira a coluna da psicóloga Ieda Fontes.

06/05/2024 às 15h48
Por: Redação
Compartilhe:
Tristeza e depressão: Saiba a diferença

Certamente você já se sentiu triste em alguma face da vida. Seja por uma decepção, uma briga, uma perda significativa e outros motivos.
É muito comum confundimos tristeza com depressão. Entender as diferenças e suas nuances é importante para sabermos quando a ajuda passa a ser necessária.
Tristeza é um sentimento que tem um motivo, é pontual, enquanto depressão tem um leque de sintomas. Portanto, estar triste não significa estar deprimido.
A tristeza é um sentimento momentâneo, geralmente é a reação natural e algo desagradável que sucedeu. Possui duração limitada. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa que aconteceu como: a perda de um ente querido, uma desilusão amorosa, perder o emprego. Entretanto, isto não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir. Enquanto a depressão é uma patologia que causa intenso sofrimento a pessoa acometida por esse transtorno, quanto as pessoas que convivem com ela. Pode ocorrer em qualquer idade, sexo e nível cultural. 
Além disso, não precisa ter sintomas aparente. A depressão provoca sintomas como: queda da energia vital, desânimo e falta de interesse por atividades que antes eram prazerosas, hipersonia ou insônia, perda ou ganho de peso, falta de concentração, esquecimento, dificuldade em memorizar, sentimento de culpa, diminuição da libido, pessimismo, pensamento recorrente em morte e o risco de suicídio é eminente
 O suicídio é encarado por quem encontra-se em depressão como um alívio a solução dos problemas. Um levantamento feito no Brasil confirma cerca de 11 mil suicídios por ano. Esta vertente aumentou 12% entre 2011 a 2015, confirma o ministério da saúde. Também dados dessa organização (OMS) quase 20% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Ou seja, de cada dez pessoas, duas irão desenvolver a doença. E quando o quadro se instala, se não for tratado de forma correta, a doença pode se agravar significativamente.
 Estes sintomas podem variar em grau complexidade e, portanto, necessitam de acompanhamento médico e psicológico. A depressão é uma doença e precisa ser tratada. Fiquem atentos aos primeiros sintomas e procure ajuda profissional.   

Ieda Fontes - Psicóloga clínica

Quadra 12, Lote 1, Sala 304, Etapa A, Valparaiso de Goiás
Contato: (61) 3629 6671 – (61) 98536 2737

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Em dia com a saúde mental
Sobre o blog/coluna
Artigo da colunista psicóloga Ieda Fontes.
--
Respeitamos o direito de expressão, nossos entrevistados e colunistas têm a liberdade de comentar sobre qualquer assunto. Seus textos opinativos são independentes e não representam, necessariamente, a opinião do JORNAL A ENTREVISTA.
Ver notícias
Valparaíso de Goiás, GO
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

16° Sensação
1.25km/h Vento
86% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h37 Nascer do sol
17h48 Pôr do sol
Qua 27° 16°
Qui 26° 15°
Sex 27° 17°
Sáb 28° 18°
Dom 28° 19°
Atualizado às 06h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,05 -0,01%
Euro
R$ 5,85 -0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 356,856,46 +0,15%
Ibovespa
170,415,13 pts -0.42%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Lenium - Criar site de notícias