
O fechamento de um retorno localizado na BR-040, ocorrido em 22 de abril, em Valparaíso de Goiás (GO) vem causando caos no trânsito da cidade e na rodovia federal. Desde essa data de interdição, motoristas e moradores de Valparaíso de Goiás denunciam o tráfego intenso de veículos na BR-040, com enormes congestionamentos em todos os horários e dias da semana, além de frequentes acidentes provocados muitas vezes por imprudência ou pela ausência de sinalização para quem não conhece a cidade. Em certas horas, o engarrafamento chega a se prolongar por 4 quilômetros, até o Shopping Sul, sentido Brasília (DF). Pequenas batidas e engavetamentos são registrados quase diariamente, aumentando ainda o caos no trânsito.
O bloqueio do retorno foi provocado pelo avanço das obras do viaduto sobre a BR-040, altura da Etapa A, e atingiu quem precisa acessar do Valparaizo I para os bairros do ouro lado da rodovia. Uma das rotas alternativas é fazer o retorno em outro ponto localizado perto do shopping, preferido pela ampla maioria, ou estender o caminho até o entroncamento da BR-040 com a DF-290, ou seja, 2 quilômetros à frente.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia federal, informou que, em função do avanço desta fase das obras do complexo viário de Valparaíso de Goiás, foi necessário executar o fechamento do retorno e orienta a utilização do viaduto situado entre Goiás e o Distrito Federal para completar o percurso de forma mais segura.
Segundo a prefeitura de Valparaíso de Goiás, a primeira parte do viaduto está previsto para ser inaugurado em meados deste ano, com motoristas usando a parte superior do complexo, e a segunda fase, com o tráfego por baixo do viaduto, com previsão de entrega até o fim de 2026, com a construção de uma rotatória inferior.
Sobre as reclamações feitas pelos motoristas para uma construção de um retorno provisório no lugar do que foi interditado, procuramos o Dnit para uma posição, porém não nos responderam sobre esse assunto, se limitando apenas a explicar a situação atual. A Câmara Municipal está ciente desse problema e vereadores disseram que irão se reunir com a autarquia para buscar uma solução imediata.
Mín. 18° Máx. 25°

