A construção de mais um condomínio em Valparaíso de Goiás está causando polêmica nas redes sociais e por moradores da cidade. Trata-se do residencial Parque Rubi Club Residence, localizado na Etapa B, do bairro Valparaizo I, com previsão de entrega para o fim de 2026. Quem passa frequentemente pela avenida Senador Tancredo Neves vê a entrada e saída de trabalhadores e veículos para deixar de pé os blocos e novas moradias, mas o que vem chamando a atenção é o local onde está sendo erguido.
À beira de um penhasco e próximo a um riacho (foto em destaque), a ótima localização se transforma em medo para quem presencia a cena e passa pelas vias próximas. As pessoas lembram das constantes enxurradas, alagamentos, principalmente no período chuvoso, já que a cidade tem um histórico de problemas sérios na infraestrutura, principalmente por construções imobiliárias desde o início de sua emancipação e a ausência de projetos mais detalhados que possam evitar desastres ambientais.
A cidade de Valparaíso completou 29 anos de emancipação em 2024 e há tempos vêm se transformando em uma grande metrópole e por enormes transformações, principalmente pela proximidade com a capital Brasília. A população vem crescendo a cada ano e em busca de um lugar para morar, os moradores precisam entender o lugar, saber onde irão se instalar, perguntar para antigos valparaisenses e pesquisar antes de fechar negócios com corretores imobiliários. A pressa ou a falta de informação podem se transformar em pesadelo futuro, assim como ocorreu nesse ano de 2024 com algumas famílias do bairro Ypiranga e Chácaras Anhanguera.
“Olha só onde estão fazendo esse condomínio, gente. À beira de um buraco. É um risco enorme”, falou rapidamente com nossa equipe uma mulher que passava pela avenida.
A construtora Bela Mares, responsável pela construção do condomínio, retornou o nosso contato (leia a nota completa no fim da reportagem) afirmando que o local possui um projeto de drenagem completo e eficiente que irá coletar todas as águas pluviais para evitar possíveis enxurradas em decorrência de fortes chuvas. O sistema contará com redes, caixas, dutos internos, caixas coletoras, escadaria hidráulica de dissipação e galeria de dissipação de energia, garantindo o adequado escoamento, segundo a Bela Mares. Eles garantem a total segurança do local e ressaltam ainda que a cota de soleira do empreendimento fica acima da cota da avenida.
Leia a nota completa:
O empreendimento Parque Rubi Club Residence, localizado em Valparaíso de Goiás, é um condomínio residencial popular que proporcionará moradia digna a 304 famílias, através do programa MCMV. A previsão de entrega é para dezembro de 2026.
Localização e Aprovações:
O empreendimento está situado em área urbana, em conformidade com o zoneamento municipal. Todos os projetos foram elaborados por profissionais habilitados e aprovados pelos órgãos competentes, garantindo a legalidade e a segurança da obra.
Infraestrutura:
O empreendimento possui um projeto de drenagem completo e eficiente, dimensionado para coletar todas as águas pluviais. O sistema conta com redes, caixas, dutos internos, caixas coletoras, escadaria hidráulica de dissipação e galeria de dissipação de energia, garantindo o adequado escoamento. Ressaltamos que a cota de soleira do empreendimento está acima da cota da rua Avenida Tancredo Neves, o que garante maior segurança e previne alagamentos.
Compromisso com a Qualidade:
A Bela Mares tem como compromisso entregar empreendimentos de qualidade, que proporcionem bem-estar e satisfação aos seus clientes. Todos os projetos são cuidadosamente elaborados e aprovados por órgãos competentes, visando a segurança e a sustentabilidade.
Mín. 17° Máx. 27°