O prefeito de Teresina, capital do Piauí, Dr. Pessoa (PRD) teve o pior resultado de votos na busca pela reeleição da história das capitais brasileiras. O feito ocorreu na eleição municipal deste ano, no dia 06 de outubro. Dr. Pessoa conseguiu apenas 10.131 votos válidos, ou 2,2% e perdeu a eleição para Silvio Mendes (União), que conseguiu 52,19% dos votos válidos. Além disso, o político também foi o primeiro prefeito a não conseguir se reeleger em Teresina.
“Eu não estou chateado. Agora, coisa estranha, houve. Eu fazia diversas reuniões, era abraçado, uma coisa fantástica, e os votos não apareceram. Na minha concepção não foi bom, Mas tenho gratidão”, disse Dr. Pessoa, em coletiva de imprensa um dia após o pleito.
Durante sua fala, o chefe do Executivo destacou alguns pontos os quais acredita que o fizeram perder, como investidas do chamado “blocão” e falhas na comunicação.
“Tem vários motivos, mas começando pelo âmbito de Brasília, era para gente ter recebido R$ 140 milhões para investimentos, mas a turma do blocão bloqueou. Então, perdemos esse investimento que seria usado em obras, porque a turma do blocão é pesada. Outro passo que não foi bom foi a nossa área da Comunicação, que não foi ruim, foi péssima”, reclamou.
Desde o início de sua gestão, Dr. Pessoa vem recebendo críticas da forma que conduzia seu governo e chegou a ter taxa de desaprovação na casa dos 80,6% e aprovação de menos de 20% dos teresinenses.
Em setembro de 2022, o JORNAL A ENTREVISTA conversou pessoalmente com Dr. Pessoa (foto em destaque), em Brasília (DF), em solenidade de filiação do então ex-vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão ao Republicanos. O prefeito aproveitou o evento para também filiar-se ao partido. Quando perguntado sobre como avalia a sua chegada ao novo partido, Dr. Pessoa respondeu a nossa equipe: “Há 10 dias peguei esse partido lá no Piauí, assumi como presidente estadual do partido no meu estado, partido nota 10, então estou mais do que satisfeito. Vamos fazer lá no Piauí uma deputada federal e quatro ou cinco deputados estaduais pelo partido. É uma alegria estar aqui na festa no General Mourão. Eu saio daqui e vou para o Piauí muito alegre, muito satisfeito e grato por esse momento de felicidade”.
No entanto, nas Eleições de 2022, o Republicanos do Piauí elegeu apenas 1 deputado estadual e nenhum deputado federal. Dr. Pessoa saiu do partido nesse ano de 2024 e atualmente está no PRD.
Mín. 12° Máx. 25°