A adaptação à emergência climática no DF será tema de audiência pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira (18), às 19h, no auditório. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .
Para o deputado Max Maciel (PSOL), autor da iniciativa, um plano de adaptação à emergência climática no DF é uma necessidade urgente frente às mudanças climáticas que já impactam a região e que, segundo projeções, devem se intensificar nas próximas décadas. “O Distrito Federal, situado em uma área de cerrado, enfrenta desafios únicos, como escassez hídrica, aumento de temperatura, queimadas e perda da biodiversidade”, alega o distrital, ao acrescentar que a expansão urbana desordenada e a pressão sobre os recursos naturais agravam a vulnerabilidade local.
Entre os temas previstos para o evento estão as características socioeconômicas do DF, que abriga tanto áreas urbanas densamente povoadas, quanto zonas rurais e de preservação, bem como ações que garantam a segurança hídrica, o manejo sustentável do solo e a proteção da fauna e flora, além da resiliência das infraestruturas e das comunidades frente aos impactos climáticos. Foram convidados para o encontro representantes de órgãos ligados à área, a exemplo da Secretaria
Nacional de Mudança do Clima (MMA), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Defesa Civil do DF, Secretaria do Meio Ambiente do DF e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de representantes de segmentos, como o urbanista Raphael Sebba, o agricultor Flávio do Carmo, e Potyra Terena, do Conselho Indígena do DF, entre outros.
Agência CLDF
Mín. 20° Máx. 32°